Sarney usa helicóptero da PM para viagens pessoais duas vezes em 2011

Foto: Reprodução de InternetO presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), utilizou um helicóptero da Polícia Militar do Maranhão para ser transportado até sua ilha particular por duas vezes em 2011. As informações foram publicadas em reportagem do jornal "Folha de S. Paulo".

A aeronave, destinada ao combate do crime e ao atendimento de emergências médicas,  foi paga pelo governo estadual e pelo Ministério da Justiça, totalizando um gasto de R$ 16,5 milhões.

Em uma da idas à ilha de Curupu, na qual tem uma casa, o senador viajou junto com um empresário do Maranhão. Ao final da viagem, a retirada das bagagens de Sarney atrasou o atendimento de um paciente com traumatismo craniano e clavícula quebrada, que estava aos cuidados da PM e chegou em outro helicóptero, antes do senador.

A assessoria de imprensa de Sarney afirmou que o uso do helicóptero está de acordo com a Constituição, pois ele tem "direito a transporte de representação e segurança em todo o território nacional, seja no âmbito federal ou estadual, sem restrição às viagens de serviço". A presença do empresário maranhense não foi comentada.

Um cinegrafista amador registrou Sarney e amigos desembarcando no heliponto da Polícia Militar em São Luís nos dias 26 de junho e 10 de julho.