Metas darão maior eficiência à gestão pública do Piauí

Reunião com gestores
Reunião com gestores
O governador Wilson Martins reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (22), com os gestores das pastas que compõem a dimensão Institucional para a primeira reunião de acompanhamento de metas do semestre. Wilson Martins foi claro ao afirmar que todas as metas do setor têm como objetivo garantir maior eficiência à gestão pública.
“Estamos focando as reuniões em metas de Governo e não em procedimentos internos, como fizemos em alguns casos no primeiro semestre. Os ajustes acabaram, agora é hora de mostrar ainda mais resultados e esse é um grupo estratégico para isso, é o grupo que faz o Governo andar”, comentou o governador Wilson Martins, explicando como será a metodologia do programa de Gestão por Resultados no segundo semestre de 2011.
Com uma lista de metas mais enxuta, a Secretaria Estadual da Administração (Sead) tem concentrado esforços na publicação no Portal da Transparência de todos os gastos do Governo do Estado com pessoal, indenizações e patrimônio, acompanhamento dos contratos públicos estaduais, implantação de 10 Salas de Cidadania e três Espaços de Cidadania, capacitação de servidores estaduais e reforma das sedes das Secretarias Estaduais do Planejamento (Seplan) e da Justiça.
As metas gerais da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) são incremento da arrecadação estadual (ICMS, IPVA, ITCMD) e controle de gastos do Tesouro Estadual. Já as duas grandes metas da Secretaria Estadual do Planejamento para o segundo semestre são a licitação da Parceria Público-Privada para a construção da rodovia Transcerrados e acompanhamento da operação de crédito Piauí Sustentável - junto ao Banco Mundial.
A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) mostrou ao governador o andamento do projeto Piauí Estado Digital (em fase de adequação de 348 pontos em Teresina) e da Política Estadual de Gestão de Documentos e Processos, que dará maior agilidade à tramitação dos documentos da administração estadual.
A Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) apresentou como metas para o segundo semestre: ações de informações dirigidas (newsletter, boletim diário), realização de evento de promoção do Piauí (Investir Piauí, realizado nos dias 8 e 9 de agosto, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo), coordenação das assessorias de imprensa dos órgãos estaduais, campanhas publicitárias, finalização de pesquisa sobre impactos de acidentes de trânsito (especialmente com motos) em parceria com a Fundação Centro de Pesquisas Sociais e Econômicas do Piauí (Cepro).
Dentre as metas do Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado do Piauí (Iapep) destacam-se: capacitação de servidores e implantação de novos sistemas de gestão para dar ao órgãos maior eficácia organizacional, implementação de ações visando ao equilíbrio atuarial e financeiro do Iapep.