PEC 300: Ações de revolta podem acontecer em todo o Brasil

O fato acontecido no Rio Grande do Sul expõe e sucita uma perigosa revolta que está se formando entre os integrantes das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. Cansados de serem engambelados pelo governo Lula e agora pelo governo Dilma, que insiste em empurrar com a barriga a aprovação da PEC que cria um piso salarial nacional.

Há mais de dois anos temos realizado várias manifestações pacíficas e ordeiras em várias capitais e cidades, principalmente na capital Brasília. Mas ao que parece essas manifestações não tem sensibilizado o poder público que continua a se omitir na questão da segurança pública. O governo federal continua a cruzar os braços dizendo que o problema é dos estados. Os estados, por sua vez, fazem o trabalho de "enxugar gelo" e dizem não ter recursos para implementar o piso nacional. Ou seja, um jogo de empurra-empurra que prejudica principalmente a população brasileira, hoje refém do crime e da inseurança que assola o país.

Não há mais espaço e necessidade para falar do benefício em aprovar a PEC 300. Temos batido nessa mesma tecla há 3 anos. E só quem não dá ouvidos é o governo federal que luta com unhas e dentes para barrar a PEC 300 e constantemente coloca seus paus-mandados, de deputados a ministros a propagarem mentiras sobre o efeito orçamentário e jogar a imprensa e a opinião pública contra a matéria. Já tiveram capacidade de mentir ao povo dizendo que o custo da PEC 300 seria de 50 bilhões sem nunca ter feito nenhum estudo ou cálculo para sua implementação.

Nossa mobilização nunca encorajou protestos desta natureza. Não encorajamos mas também não recriminamos, pois entendemos que um policial ou bombeiro que percebe cerca de 950,00 para arriscar sua vida tem mais que razões e motivos para desesperar-se e revoltar-se com tamanho descaso por parte dos governos estaduais e federal. Também ja alertamos várias vezes em nosso site sobre a bolha que está se formando no setor, com profissionais extremamente insatisfeitos, o que reflete diretamente no serviço prestado a sociedade e na real possibilidade de vermos o que aconteceu com os Bombeiros do Rio de Janeiro se alastrar por todo o Brasil. Este mesmo assunto foi abordado pelo jornalista da Revista Veja, Ricardo Setti, que já vislumbra um apagão na área da segurança pública.

De nada adianta comandante esbravejar, ameaçar, governador mandar punir. A tropa está com fome e uma tropa com fome é uma tropa sem comando, também já afirmei isto neste mesmo espaço.

O temor é que atos como este comece a acontecer em vários estados brasileiros afim de maneira mais contundente cobrar a votação da mais que justa PEC 300.


Fernando Almança
SD PM

Em protesto pela PEC 300 PMs bloqueia rodovia no RS. Fato pode se alastrar pelo país.