VOTAÇÕES - PEC 300: audiência deve reunir mais de mil bombeiros hoje na Câmara

Mais de mil bombeiros do Rio de Janeiro são esperados na Câmara nesta terça-feira para pressionar pela votação, em segundo turno, das propostas de piso salarial para policiais e bombeiros (PECs 300/08 e 446/09). Os líderes da categoria têm reunião marcada com integrantes da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, no plenário 3, às 14 horas.

“Continuamos com a mesma postura, em busca da aprovação do piso e da dignidade do servidor da área de segurança pública do País. Acreditamos que os parlamentares que foram eleitos pelo voto do povo estarão presentes pela PEC 300”, afirma o cabo Daciolo, um dos líderes do movimento.

O presidente da comissão, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), aposta na sensibilidade dos líderes partidários e do presidente da Casa, Marco Maia, para que a PEC seja colocada em votação. “Existe a possibilidade de um dia de paralisação em toda a segurança pública do Brasil. Queremos evitar que isso aconteça, mas precisamos da vontade política do Congresso”, afirma.

Se a PEC não for colocada em votação antes do recesso parlamentar, previsto para 18 de julho, novas caravanas de policiais e bombeiros de todo o Brasil virão a Brasília. A estimativa, de acordo com o parlamentar, é que mais de 10 mil policiais e  bombeiros militares venham ao Congresso Nacional no dia 9 de agosto.

Reuniões anteriores - A Comissão de Segurança já realizou duas reuniões administrativas com representantes estaduais de policiais e bombeiros. Nos encontros, os militares apresentaram algumas estratégias que pretendem adotar, como a elaboração de material didático para esclarecimento dos reais objetivos do movimento em defesa das PECs e a criação de um grupo para calcular o impacto financeiro do piso nos estados.

Comissão especial - Amanhã, a comissão especial que debate novamente o piso salarial de policiais e bombeiros – presidida pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) se reunirá para votar o requerimento do deputado Carlos Alberto (PMN-RJ) para que seja realizada uma audiência pública sobre as PECs 300/08 e 446/09.

Pela proposta, deverão participar da audiência o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Beltrame, a chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha, e o Comandante Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte.

Postado pela Agência Câmara