Robert Rios entra com ação na Justiça contra delegado da Polícia Federal do Piauí

O deputado estadual Robert Rios (PCdoB) afirmou ontem que ingressou na Justiça Federal e na Corregedoria da Polícia Federal com representação criminal contra o delegado federal Janderlyer Gomes de Lima, que coordena as investigações sobre supostos desvios de recursos na Assembleia Legislativa do Piauí. Robert acusa o delegado de ser o responsável pelo "vazamento de informações" que deram base à matéria do Jornal Folha de S.Paulo, divulgada no último sábado.

A matéria diz que a PF investiga suspeitas de desvio de R$ 150 milhões na Assembleia Legislativa entre 2008 e 2010. "Entrei com representação para que ele responda criminal, administrativamente e a um processo por danos morais, pois ele tornou publico acusações inverídicas sobre mim", revelou Robert Rios.

Na representação, o deputado diz ainda que o delegado teria confirmado que ele, Robert, é investigado ao se pronunciar em entrevista concedida ao DIÁRIO DO POVO e a um Portal de noticias de Teresina, na última terça-feira.

Em sua defesa, o parlamentar alega que o processo corre em segredo de Justiça e que as afirmações do delegado confirmaram que ele, Robert, seria investigado em processo que corre em segredo de justiça. "Ele (Janderlyer Gomes) tornou público acusações inverídicas sobre mim, tanto que até agora todas as calúnias levantadas sobre minha pessoa não foram provadas e nem serão, porque são mentirosas", afirmou o deputado.

Janderlyer Gomes é responsável pela investigação que apura desvio de recursos, uso de notas frias e a possível existência de funcionários fantasmas no Legislativo. A investigação sobre suposto esquema vem sendo alvo de polêmicas e especulações. Segundo informações, nove parlamentares estão sendo investigados. Estima-se que o suposto desvio possa chegar a R$ 150 milhões. Mas o próprio presidente da Assembleia Legislativa. Themístocles Filho , já confirmou que todos os 30 parlamentares estão no alvo da investigação.

Themístocles disse também que a investigação é normal e que todos os dados sobre gastos da Assembleia estão no Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios) e no Portal da Transparência. A reportagem do DP tentou falar ontem com o delegado Janderlyer Gomes, mas ele não atendeu nem retornou as chamadas. Na terça-feira, ele afirmou ao DP que não poderia falar sobre as investigações, já que o caso corre em segredo de Justiça, mas afirmou que a PF não ficou intimidada com as críticas de Robert Rios.


Fonte: Jornal Diário do Povo