Polícia pede prisão de três suspeitos por morte casal de extrativistas no PA

Mandante é dono de terras em assentamento e está foragido, diz delegado. Dois executores foram identificados; crime ocorreu por disputa de lotes.

Casal de extrativistas morto a tiros em estrada no Pará (Foto: Divulgação/Arquivo CNS)Casal de extrativistas morto a tiros em estrada no
Pará (Foto: Divulgação/Arquivo CNS)
A Polícia Civil do Pará pediu a prisão preventiva de três suspeitos de participar do assassinato do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido em uma emboscada em 24 de maio.

Um deles é um trabalhador rural, dono de terras no assentamento em Nova Ipixuna, no sudeste do estado, e é apontado como mandante do assassinato. Os outros dois são os executores do crime, segundo o delegado Silvio Maués, diretor policial no interior do Pará.
Os três estão foragidos e não foram localizados pela polícia para prestarem depoimento sobre a suposta participação no crime. Eles foram indiciados por homicídio triplicamente qualificado.

“O dono das terras é o mandante. O crime ocorreu por disputa por um lote de terra que era de sua propriedade e que foi invadido por parentes de José Cláudio. Os dois tinham uma briga direta”, afirma Maués em entrevista ao G1.
Segundo ele, o dono das terras chegou a ser ouvido pela polícia na fase preliminar da investigação, mas depois fugiu da região e nunca mais foi localizado, diz o delegado.

Quando chegou a Nova Ipixuma, em 2010, o trabalhador comprou dois lotes de terra do assentamento, por cerca de R$ 50 mil cada um.

“Em um dos lotes ele morava e o outro, colocou no nome da sogra, em uma tentativa de mais tarde expandir as terras, porque até então cada pessoa só poderia ter um lote. Só que o José Cláudio entrou nesta área e colocou outras pessoas morando, inclusive seu irmão, e se negava a sair. José Cláudio era como um líder do grupo e enfrentava diretamente dono, impedindo a família de entrar na área”, explica o delegado.

A irmã de José Cláudio, Claudelice, foi informada pelo G1 que a polícia concluiu o caso e pediu a prisão dos três suspeitos. Ela disse que "já sabia" quem eram os autores do crime e afirmou que a área está sob disputa judicial para despropriação.
O crime
O casal foi morto em uma emboscada na estrada de acesso ao assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna, onde moravam. José Cláudio e Maria estavam em uma motocicleta quando foram alvejados por disparos realizados por uma espingarda.

“O alvo era o José Cláudio, tanto que a perícia mostrou que o primeiro tiro foi direcionado para ele, mas ela (Maria) foi alvejada por estilhaços. Se não tivesse morrido em consequência disso, depois, com certeza, teria sido alvo de tiros também”, diz o delegado.
Postado: G1