O Conselho Tutelar devolveu na última terça-feira (19) uma criança de 4 anos à mãe biológica. A menor havia sido tomada pela empregada doméstica enquanto a mãe estava viajando para fora do Estado.
A mãe da criança, que não teve seu nome divulgado, morava em Teresina junto com a filha e a empregada, conhecida como "Pretinha". Por não conseguir emprego fixo, resolveu sair do Piauí com a filha, mas foi convencida por Pretinha a deixar a criança até que a situação no outro Estado ficasse estabilizada.
Ao não conseguir contato com a filha, a mãe voltou ao Piauí e percebeu que a casa onde moravam estava vazia. Pretinha havia se mudado com a criança, sem deixar pistas. Após alguns dias de procura, a mãe conseguiu localizar a empregada e pedir a filha de volta, mas Pretinha se negou a devolvê-la, alegando que já havia entrado na Justiça para obter a guarda da menor.
O caso foi denunciado na quinta-feira (14), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Segundo o investigador Joatan Gonçalves, que está no comando do caso, não havia ação na 1ª Vara da Justiça.
Trabalhando com a hipótese de que a doméstica se afeiçoou à menina, os policiais pediram que a mãe conseguisse marcar um encontro com "Pretinha", que teria relutado e aceitado somente depois de enviar um mototaxista de confiança para pegar a mãe. A polícia os seguiu, encontrou a criança e deteve a acusada de subtração de incapaz na tarde de ontem (19).
O Conselho Tutelar entregou a menina à mãe biológica. Pretinha, que está em liberdade, informou na delegacia que pretende entrar com ação na Justiça para obter a guarda da criança.
Postado: CidadeVerde.com