Associação dos Delegados da PF manifesta apoio a Janderlyer

Delegado participa das investigações a deputados do Piauí, cujas informações vazaram na imprensa. Veja nota na íntegra.

Nesta terça-feira (19), a Associação dos Delegados da Polícia Federal no Piauí manifestou apoio ao delegado Janderlyer Gomes, que participa as investigações de supostas irregularidades envolvendo deputados estaduais do Piauí. O representante da entidade no Estado, Nelson Estevão, defendeu o trabalho do colega.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Janderlyer Gomes, delegado da Polícia Federal

"O trabalho do Jandelyer é um trabalho responsável, diligente e não é pessoal. Ele está aqui há um ano e meio, não conhece ninguém, não tem como ser pessoal", disse Nelson Estevão, afirmando que o delegado deve se sentir apoiado pela entidade nas decisões que tomar. 

Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo no último domingo vazou informações sobre a investigação da PF. No dia seguinte, em entrevista na TV Cidade Verde, o deputado estadual Robert Rios (PCdoB), um dos citados na matéria, se defendeu e criticou o trabalho do delegado nas investigações da Polícia Federal. 

 "A PF não quer responder de igual para igual, para não baixar o nível da discussão, não alterar ainda mais os ânimos", disse Nelson Estevão ao Cidadeverde.com.

O presidente da entidade ainda declarou que outras fontes devem ter revelado os dados sigilosos da investigação para a reportagem do jornal paulista. "Nada me faz crer que essas informações foram repassadas pela Polícia Federal", completou Nelson Estevão.


Atualizada às 11h20


Veja nota na íntegra


"ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL
DIRETORIA REGIONAL NO ESTADO DO PIAUÍ
NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO
A Diretoria Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal neste Estado do Piauí (DR/ADPF/PI), tendo em vista recentes manifestações veiculadas na impressa local, relacionadas a investigações criminais transcorridas no âmbito da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Piauí, vem expor os seguintes esclarecimentos:
1. Na condução de quaisquer investigações criminais, o Delegado de Polícia Federal sempre o faz de maneira absolutamente INDEPENDENTE e IMPESSOAL, em estrita conformidade com as atribuições legais desta Polícia Federal e sob o devido acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário, primando-se pela busca persistente de provas das práticas ilícitas detectadas;
2. A ADPF deixa claro que os Delegados de Polícia Federal não possuem a nefasta prática de repassar qualquer informação sobre trabalhos e investigações em andamento, relembrando que a responsabilidade sobre as informações divulgadas na mídia cabe exclusivamente a quem as divulgou;
3. A ADPF repudia veementemente toda e qualquer caluniosa declaração sobre a lisura dos trabalhos e procedimentos conduzidos pelos Delegados de Polícia Federal, mormente quando pautadas em bases infundadas e desprovidas de qualquer qualificação técnica, jurídica e moral;
4. Por fim, a ADPF deixa claro que os Delegados de Polícia Federal continuarão conduzindo seus trabalhos pautados na impessoalidade, legalidade, lisura, retidão, bem como contribuindo para a preservação do Estado Democrático de Direito, onde continuarão promovendo, sem qualquer exceção e com a devida técnica que norteia os trabalhos desta Polícia Federal, a investigação de toda e qualquer autoridade pública que, lamentavelmente, atuar em desconformidade com a lei.

Teresina/PI, 19 de março de 2011.
Diretoria Regional da Associação Nacional
dos Delegados de Polícia Federal no Estado do Piauí"