Piauí – caso SD Estela: o Comando da PMPI foi omisso?

Caros leitores,
Diariamente nos chegam várias informações que nos levam a acreditar na omissão do Comando no Caso Estela.
Já levantamos aqui os questionamentos de como que uma pessoa faz um concurso onde uma das etapas chama-se Investigação Social, e esta investigação não detectou esses problemas pre-existentes com a Sd Estela? E durante o Curso de Formação não foi possível observar nada? Será que durante esses cursos de formação os candidatos têm acompanhamento psicológico?
Soubemos que o comando da CIA de Pedro II tomou algumas medidas no sentido de informar o Comando do CPI sobre os problemas que estava tendo com Sd Estela. Vindo, inclusive, a transferi-la (conforme BI nº 50 do 12º BPM de Piripiri) para a sede Piripiri, onde foi indeferido pelo CPI. O mesmo comando de Pedro II, Cap David, sabendo que um soldado lotado na sede do 2º BPM em Parnaíba que mora em Teresina tinha pretenções de trabalhar em Pedro II, solicitou a permuta, sem ônus pro Estado, da SD Estela e esse outro soldado que nao vamos divulgar seu nome, mas, negado pelo CPI, Cel Jaime.
Na semana passada, por volta do dia 10, uma equipe da Corregedoria foi a Pedro II apurar as denuncias que Estela tinha feito. O que gerou um cima ainda pior dentro daquela Companhia. Estela mesmo depois de denunciado colegas seus continuava a trabalhar no mesmo local o que gerava conflitos diários. Não sabemos precisar o dia em que Sd Estela fez suas denuncias a Corregedoria da PMPI, mas teria sido final de março ou começo de abril e desde então continuou na mesma CIA.
Uma tenente recebeu uma mensagem de Estela dizendo iria se matar. Fato este encaminhado ao Comando de Policiamento do Interior – CPI, que ignorou.
No Livro da Guarda da CIA de Pedro II, há uma Parte que relata a preocupação da mãe de Estela sobre um possível suicídio. A cópia autência foi extraída e encaminha ao CPI que ignorou mais uma vez.
A realidade é que os indivíduos que fazem a Polícia Militar do Piauí, do escalão superior, trata seus subordinados como bichos e não como seres humanos. Lá nessa mesma CIA tem outro companheiro que está precisando de atenção. O companheiro é pai daquele jovem que cometeu suicídio (pulando da ponte Simplício Dias em Parnaiba) ano passado. E aí Sr. Comandante? Vai esperar mais uma tragédia acontecer?
O Estado tem um programa denominado “combate ao estresse profissional”, voltado a profissionais da segurança pública do Piauí. Mas, caros leitores, isso não funciona, principalmente para os profissionais do interior. Não há um trabalho de ensibilização periódico. Desde o ano passado, o trabalho na prática se resume a prática de algumas palestras onde os próprios profissionais são escalados e se não forem correm o risco de detenção. Isso é combate ao estresse? A parte Social da Policia Militar INEXISTE.

Postado no Blog Liberdade de Expressão.