TJ-PI realiza, em Teresina, mutirão para resolver pendência judiciais

Pessoas com pendências judiciais nas Varas de Família e nos Juizados Especiais de Teresina terão a oportunidade de resolver os problemas, de forma consensual passível, a partir de segunda-feira (19). A Defensoria Pública do Estado (DPE) vai participar do Esforço Concentrado Cível, que será realizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, entre os dias 19 e 30 de setembro, no auditório do TJ-PI.

O Mutirão Cível, como está sendo chamado o Esforço Concentrado, tem a finalidade de acelerar os processos junto às Varas de Família e Juizados Especiais Cíveis e Criminais desta Capital. "Ele vai ser realizado nos dois períodos do dia, ou seja, das 8h às 18h, com audiências já agendadas e pessoas envolvidas previamente intimadas a comparecer", informou Daniela Bona, diretora Cível da Defensoria Pública do Estado.

De acordo com a programação do TJ, as audiências envolvendo processos junto às Varas de Família acontecem entre os dias 19 e 23 de setembro. Quanto às ações que tramitam nos Juizados Cíveis e Criminais de Teresina, serão apreciadas no período de 26 a 30 de setembro, sempre com a participação de um Defensor Público. Todas as audiências vão acontecer no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.

A Defensoria Pública do Estado vai designar defensores públicos para acompanhar as audiências. Está iniciativa, sem fins lucrativos, tem o objetivo de auxiliar a população menos favorecida e contribuir para o desafogamento da demanda processual do Judiciário. O procedimento é totalmente gratuito para as pessoas que já possuem processos e querem agilizar a causa.