Piauí ocupa a 15ª posição no 1º ranking de assaltos a bancos no Brasil

A 1ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), revela 838 ataques a bancos no primeiro semestre de 2011, uma média de 4,63 ocorrências por dia.

Dentre as 27 unidades federativas, o Piauí ocupa a 15ª posição no ranking com 11 “Arrombamentos/ Tentativas” e 6 “Assaltos/Tentativas” contabilizados.

Desses casos, 301 foram assaltos, inclusive, com sequestro de bancários e vigilantes, consumados ou não, e 537 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos (incluindo o uso de dinamites e maçaricos).

Segundo observações do levantamento inédito, “considera-se assaltos aqueles consumados ou não. Arrombamentos considera-se de agências, postos de atendimento bancário e caixas eletrônicos, inclusive com uso de explosivos ou maçaricos”.
O levantamento usa como fonte, “notícias da imprensa, consultas aos dados disponibilizados por algumas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de vigilantes e bancários”.

Os responsáveis pelos dados ressaltam, porém, que “o número de ataques a bancos pode ser ainda maior devido a dificuldade de localizar informações em alguns estados”.

O único estado que não possui assalto há banco é o Amazonas.

 
Fonte: PortalAZ